Jornalistas em causa

Este é o título de um artigo que saiu na edição de Abril do Courrier Internacional (esta semana sai a edição de Maio). O jornalista David Aaronovitch escreveu uma resenha para o The Times, em que se debruça sobre o livro do escritor e jornalista Nick Davies, Flat Earth News.

São tecidas algumas considerações que merecem profundíssima reflexão e debate, coisa que tem havido no Reino Unido. Em Portugal, nem por isso. Pensem em muitos casos que têm dominado a actualidade mediática nacional.

Apresento um excerto que me pareceu o mais interessante.

O facto de as agências de comunicação subverterem o jornalismo é apenas uma das acusações para que Davies apresenta provas , com a ajuda de investigadores da Universidade de Cardiff. Este fenómeno pouco agradável deve-se, afirma, às exigências de rendimento e à natureza ultracompetitiva do "jornalismo à pressão", no qual cada vez menos jornalistas produzem cada vez mais artigos, colaborando naquilo que o autor descreve como a "reformulação rápida de material em segunda mão, praticamente não confirmado".
Mas não é tudo. Alguns jornalistas subornam polícias para obter informações, violam a confidencialidade dos dados pessoais, ao mesmo tempo que se queixam da incapacidade do Estado para protegê-la. São às dúzias os que "reciclam a ignorância" e exibem aquilo que John Birt e Peter Jay definiam como um "preconceito contra a inteligência".

Edição portuguesa do Courrier Internacional - Abril - pág. 79

0 Comments:

Post a Comment