Foi assim

Consegui, finalmente, ler o livro de Zita Seabra. Gostei. Gosto muito de história e acho que há muito poucos testemunhos deste género em Portugal. Devia haver mais. Impressionou-me a violência. Relata alguns episódios de violência física, mas a violência psicológica deixou-me siderado. A expulsão do PCP, as críticas (tudo menos) políticas, etc... Enfim, um depoimento na primeira pessoa, que ajuda a perceber a tragédia que foi e tem sido o Comunismo. Decidi escolher uma citação que me impressionou particularmente. Não transmite nada de novo, mas vindo de quem vem tem um especial significado:

As grandes campanhas dos comunistas nunca foram de confronto ideológico, nem em Portugal, nem noutro país. É raro um comunista discutir ideologia ou ideias: isso fazem os "verbalistas pequeno-burgueses". Os comunistas atacam pessoalmente.

Zita Seabra in Foi assim

4 Comments:

  1. noctivaga said...
    Também já li o livro. Achei que foi um exelente testemunho feito na 1ª pessoa. Foi inteligente, mudou... tardiamente, é certo, mas mudou.
    RCataluna said...
    @noctivaga:

    Exactamente! Completamente de acordo!
    H said...
    rcataluna - para mim, quiçá a melhor frase do livro! E explica muito! Aliás.. basta olhar para as caixas de comentários de alguns blogues...
    RCataluna said...
    @h:

    Foi exactamente isso de que me lembrei...

Post a Comment