Foto: Ricardo Cataluna
Promovido pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), em parceria com o Instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo (IITM), de Madrid, o encontro decorre até 09 de Dezembro no centenário Teatro Garcia de Resende.
Além de comunicações, debates e leituras dramatizadas, o evento dedica especial atenção à mais recente dramaturgia dos dois países ibéricos.
Trata-se, segundo o Cendrev, da única iniciativa do género na Península Ibérica, reunindo espectáculos teatrais dos dois países, realizados com dramaturgia portuguesa e/ou espanhola de criação recente.
"O encontro constitui um lugar de encontro e de intercâmbio entre as realidades artísticas dos dois países vizinhos, no que à criação teatral e dramatúrgica diz respeito", disse à agência Lusa o encenador e actor José Russo, também director da companhia alentejana.
Os encontros pretendem, sublinhou o mesmo responsável, reunir agentes de criação teatral de ambos os países, promovendo intercâmbios e parcerias de criação teatral, e aprofundar o conhecimento mútuo.
A iniciativa, cuja primeira edição foi realizada em 2003, é este ano dedicada ao tema "Travessias", porque, segundo o Cendrev, "é de travessias que se trata nesta tentativa de aproximar e promover o diálogo entre as culturas teatrais".
"Os próprios espectáculos que, este ano, constituem a mostra do Encontro de Teatro Ibérico exprimem de múltiplos modos esta ideia de travessia", explicou José Russo.
Na segunda-feira, às 21:30, na Sala Grande do Teatro Garcia de Resende, é aberto o encontro com o espectáculo "Queres Fazer Amor Comigo?", de Henrique Félix, pela 100 Ilusões, Produções Culturais, Ldª (Portugal).
Em palco, nove mulheres com as mais variadas profissões interrogam-se sobre o significado da frase "fazer amor".
Para terça-feira, está previsto o espectáculo "Aniñando", de Mireia Scatti, Rita Rodrigues e Sofia Cabrita, da Associação Teatro em Branco (Portugal), enquanto que o dia seguinte é dedicado a "30` de Frio", do Teatro del Astillero (Espanha).
Na quinta-feira, 06 de Dezembro, será a vez do espectáculo "I Love Clint Eastwood", de José Ramón, Luís Miguel Gonzalez Cruz e Angél Solo, pelo Teatro de Acción Candente (Espanha), e, para o dia seguinte, está previsto "El Incorruptible", de Hélder Costa, pela Companhia Óscar Huéscar (Espanha).
No dia 08, será a vez dos espectáculos "Além as Estrelas são a Nossa Casa", de Abel Neves, pelo Cendrev, e "Imagina que descalcei o sapato e agora não o consigo enfiar", pela Escola de Mulheres (Portugal).
"Cabaré de Ofélia", de Armando Nascimento Rosa, pelo Cendrev e INATEL/Teatro da Trindade, irá também realizar três sessões, nos dias 06, 07 e 08, no Salão Nobre do teatro.
No encerramento do Encontro de Teatro Ibérico, dia 9 de Dezembro, às 16:00, será apresentado o espectáculo "A Cotovia", pela Companhia de Teatro O Bando.
Fonte: RTP
Etiquetas: cultura espanhola, Cultura Portuguesa, Divulgação
Deve ser delicioso... e não me dá jeito ir a evora numa 5ª feira....
Era bem bom! Julgo que a nossa cidade tinha a ganhar com uma iniciativa destas.