Nota - Hoje foi um dia aziago para o Desportivo. Num dia "impróprio para consumo", a equipa sénior averbou mais uma derrota. Tal como foi aconteceu em Serpa, frente à equipa local, a colectividade da Rua do Sembrano deixou escapar pontos no último minuto de jogo. O Desportivo não terá a melhor equipa da sua série, mas tem: um conjunto de jogadores jovens, da região, com grande valor e margem de progressão; uma equipa técnica jovem, liderada por Jorge Vicente, que tem revelado uma maturidade assinalável, revelando em campo que sabe do ofício, apoiado por elementos de indiscutível qualidade; uma direcção que tem adoptado uma atitude realista, procurando evitar erros do passado, não descurando uma ambição desportiva que mantém qualquer clube vivo.
Estou certo que com a conjugação destes três elementos - jogadores; equipa técnica; direcção - aliados a muito trabalho, preseverança, paciência e com o apoio dos sócios e simpatizantes, daqui a 1/2 anos a equipa estará a lutar, abertamente, pela subida de divisão.
Quanto ao jogo de hoje, o que é preciso é não desanimar.
Sugestões - Numa recente entrevista, António Romão queixava-se, e com razão, que os sócios deveriam ser mais interventivos. Pois cá estou a tentar dar o meu contributo.
Para além disso, também não escondeu a sua desilusão quanto à venda de lugares cativos, em particular para os jovens menores de 18 anos. Aqui tocou-se num ponto importante! A crescente dificuldade que o Desportivo tem tido em cativar gente jovem, que se vai dispersando por outros clubes e por um progressivo desinteresse pelo desporto. Quanto a este aspecto gostaria de apresentar algumas sugestões: apostar mais fortemente na formação de futebolistas jovens; apostar na introdução de modalidades amadoras, particularmente em modalidades pouco conhecidas e desenvolvidas na região. Sei que isto pode ser algo discutível tendo em contas as dificuldades que o clube e a cidade atravessam, mas esta seria uma aposta de futuro, de muito trabalho e paciência, que poderia não dar resultados no imediato mas que pode ser uma ferramenta fundamental para a sobrevivênia do clube a longo prazo.
Contudo, estas modalidades teriam de ser auto-suficientes(contributos vários, patrocínios...); cada novo praticante teria de ser sócio do clube; poderiam utilizar-se, mediante o acordo do clube com, por exemplo, algumas escolas da cidade ou a autarquia, algumas instalações que até não têm tido muita "procura".
Mas também é importante não esquecer os mais velhos. Porque não apostar em ginástica para os mais velhos, por exemplo?
Em suma, uma maior aposta na componete social.
Boa semana para todos!!
Etiquetas: CD Beja
5 Comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
Modalidades? A minha filha gostaria de practicar algum desporto. Além de atletismo e os estúpidos ginásios não há nada para ela....
Nota: Sou adepto do FCP E(!) do desportivo, sócio e com as quotas em dia!!!
Pois é! Preferimos percorrer o caminho dos outros em vez de trilhar o nosso próprio rumo.
Julgo que seria interesante apostar em modalidades que não há em Beja: raguebi, ténis de mesa, badminton, etc...
Um abraço!
Barão da Troia II:
O nosso país construíu 10 estádios para o Euro 2004 e: o obikwelu treina em Espanha; a selecção nacional de râguebi não tem visto o seu trabalho reconhecido; a selecção de basquetebol conseguiu, pela primeira vez, o apuramento para o Europeu da categoria; a Vanessa Fernandes tem o percurso que se conhece, etc...
Que apoios é que eles recebem?
Vivemos numa depêndencia excessiva do futebol. Mas porquê!??
Um abraço!
A.Paulo V.
Antes de mais, muito obrigado pela visita!
Tenho visto todos os jogos em casa, à excepção do jogo com o Amora: o Desportivo está na direcção certa! Tem uma direcção realista, séria e trabalhadora; uma equipa técnica muito competente (não sei por quantos anos é que J. Vicente assinou contrato, mas se for possível, renovem por mais, pois ele tem um grande futuro pela frente, bem como os seus adjuntos); os jogadores são jovens, grande parte deles são da terra e têm muito valor, deixam a pele em campo!!
Tem toda a razão!! Faço minhas as suas palavras: "Agora, vamos lá apoiá-los. Eles merecem."
Apareça mais vezes para falarmos sobre o Desportivo!!